Santos, Libertadores da América
02.03.2018
Postado por Roberta Pereira da Silva
Real Garcilaso 2 x 0 Santos – Fase de Grupos da Copa Libertadores 2018
É comum a expressão não consigo respirar, inclusive nosso querido Baiana System explora muito bem algumas versões dela, na canção Lucro. Quem dera este texto fosse uma crítica musical. Não, as próximas linhas tratam da ausência de ar dos jogadores do Santos e como os torcedores já não conseguem respirar, principalmente as vésperas de um clássico.
A partida ocorreu em Cusco-Peru contra o Real Garcilasco, time fundado em 2009, considerado, em tese, o time mais fácil do grupo. Se assim for, já me falta o ar novamente. Devemos considerar a altitude de 3399 metros, o coração dispara, as náuseas e dores de cabeça são constantes e o cérebro pensa, porém, o corpo não responde. A equipe praiana chegou em Cusco um dia antes da partida, tempo insuficiente para adaptação. Prazos tão apertados são reflexos do calendário insano estabelecido no Brasil.
Contudo, nos sobraria um pouco mais de ar se pudéssemos nos agarrar na altitude e se a falta de ar fosse o principal motivo da derrota. A ausência de um meia tem deixado nos pés mais habilidosos as chances de gol. Me explico, desde a saída daquele que não vou citar o nome, o Santos perdeu a organização do meio de campo. Contra o Santo André, por exemplo, as jogadas foram armadas pela lateral com Daniel Guedes e Arthur Gomes mais avançado. Ou Gabigol, quando pegava a bola para ele e saia “dibrando”. Mas o presidente está mais preocupado em (re)estabelecer contrato com a emissora que não transmite jogos do Santos.
Algumas(us) torcedoras(es) já estão cornetando Jair Ventura, dizendo que ele não é técnico, que não deveria ter substituído Sasha, etc. Acredito que são precipitadas tais afirmações, contudo não nego que a minha corneta sempre está a postos. Inclusive, estou bem preocupada com o time, na real. Com espirito de Camila a minha volta, me seguro para não proferir frases do tipo: o Santos não avança na Liberta. Como diz meu amigo Charlie Brow da TI, alguns jogadores em campo não correm nem no nível do mar. Mas calma, vamos pensar que em 2011 o Santos perdeu a primeira partida. Aliás, perdeu várias partidas. E com a vitória domingo tudo muda de figura.
PS: Visitem Cusco você vai perder o ar devido a altitude, mas as belezas e mistérios da cidade te darão outros motivos para ficar completamente sem ar.
Ler mais da Roberta Pereira da Silva
Ler mais da Copa Libertadores da América