VOLTAR

30.09.2016

Postado por Pamela Souza

O que está acontecendo?

Por que os últimos jogos do Santos têm sido tão difíceis? Falta de jogadores, falta de vontade dos jogadores? O que tem acontecido conosco?

Durante os jogos contra Sport e Inter confesso que estava bem estressada e refletindo bastante sobre o quê tem nos atrapalhado. Contra o Sport perdemos de cara o Gustavo Henrique, que havia jogado muito contra o Vasco, e foi só David Braz entrar que não deu muito certo. Mas a culpa é somente dele? E o resto?

Santos FC

Santos FC

Perdemos jogadores importantes como Ricardo Oliveira, Vitor Bueno fora por um mês e o mais grave de todos, Gustavo Henrique até o final da temporada. No começo do campeonato achei que tivéssemos um elenco razoável que nos colocaria após anos na briga direta pelo título do Brasileiro. E até tínhamos, mas contusões chegaram e mudaram um pouco a história do Santos. A saída de Gabriel também colaborou para que houvesse uma caída na qualidade.

O baixo rendimento fora de casa é um dos fatores pelos quais não estamos na ponta da tabela. Um torcedor me disse que não temos futebol para isso. Mas, “pera aí”… tem futebol para ganhar em casa e fora não? É claro que somos capazes, às vezes falta um pouco de ousadia e talvez um pouco mais de atitude.

Nesta semana, tivemos Santos x Inter pelas quartas de final da Copa do Brasil pra um público pífio de pouco mais de 6 mil pessoas. O técnico Dorival Jr. cobrou a torcida pela ausência. Ele está errado? Não! A torcida que cobra via redes sociais deve estar no estádio para apoiar. Sabemos que o time não responde bem à pressão e tumultuar com jogadores que, embora sejam da casa, são jovens não é o melhor caminho, é necessário abraçá-los e apoiá-los, como fizemos em 2015 quando visitamos o Z4.

Não me venha com essa de “ah eles são pagos para jogarem e tem que aguentar a pressão sim”. E qual o seu papel, torcedor? É ficar no sofá, com seus dedos ferozes, enchendo o saco na página do cara? Não! O seu papel é na arquibancada, torcendo, vibrando, cantando e apoiando o seu time. O fácil acesso aos jogos pela televisão criou uma categoria insuportável de torcedor, aquele que não frequenta o estádio, mas adora reclamar pela internet. Sair do conforto de sua casa para ver seu time de perto está fora de cogitação, mas caso o time passe para as semifinais e finais é o primeiro a querer tirar o ingresso daquele que foi desde o primeiro jogo.

O jogo de volta contra o Inter é apenas dia 19 de outubro, fora de casa. O placar foi bem apertado, 2×1, mas se fizermos um gol logo de cara teremos tranquilidade para trabalhar e garantir a vaga. Antes do jogo de volta teremos um grande evento, “O Centenário da Vila Belmiro”, jogo amistoso contra o Benfica e, além disso, a mais do que merecida despedida do Léo. Espero que o mesmo torcedor que irá lotar esse jogo comemorativo lote também os demais jogos do Brasileiro, pois esse ano merecemos um vaga na Libertadores, seja pelo G4 ou pelo título da Copa do Brasil (que Deus nos abençoe).

Pra cima deles Santos!

 

Ler mais da Pam Souza

Ler mais do Santos

A Bola que Pariu